15 de Dezembro: Dia do Arquiteto e Urbanista

Portal Clube de Engenharia

 

O Clube de Engenharia presta sua homenagem a todos os profissionais que comemoram neste 15 de dezembro o Dia do Arquiteto e Urbanista e a todas as instituições que os representam em lutas permanentes por cidades mais humanas. E não são poucas as comemorações. A data foi escolhida por ser o dia de nascimento de Oscar Niemeyer, o mais importante arquiteto e urbanista do Brasil que, falecido em 2012, completaria 113 anos. E foi também, em 15 de dezembro de 2011, que começaram a funcionar os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo (CAUs), tanto nacionais quanto das unidades federativas, frutos de longa luta por um conselho próprio.

Vale registrar, no entanto, que a data que homenageia arquitetos e urbanistas é uma conquista recente, aprovada por sanção presidencial em janeiro de 2018, após ter sido projeto de lei no Congresso Nacional. Hoje a data consta no calendário oficial brasileiro cumprindo a Lei 13.627/2018.

No Rio de Janeiro, uma programação acessível é a abertura ao público do Espaço Niemeyer, na Barra da Tijuca, a partir das 14h. De criação recente, o espaço contém um museu com trabalhos arquitetônicos de Niemeyer, uma galeria para exposições temporárias e um terceiro espaço para promover debates e palestras. O endereço é o shopping Cittá América, na Avenida das Américas, 700 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Bloco 1A.

Veja outras notícias
Notícias
Menu