O Observatório é um espaço permanente de reflexão entre a sociedade, partidos políticos, militância, imprensa e especialistas.
Uma ferramenta para a definição de políticas públicas na construção de um ambiente sustentável, com pluralidade e governança participativa.
Conheça o Observatório

O IBEP, Instituto Brasileiro de Estudos Políticos, é um centro de produção de conhecimento destinado a fortalecer e contribuir cada vez mais na construção de um Brasil democrático e soberano. Faça parte desse projeto.

Associe-se ao IBEP

O IBEP nasceu em 2012 e os princípios que norteiam o Instituto estão expressos no Manifesto de fundação, em 2013. Leia a íntegra do documento e conheça a proposta de estudos e projetos para pensar políticas para o Brasil.

Manifesto do IBEP

Veja a reunião que marcou o início do processo de estruturação do IBEP, realizada no dia 26 de novembro, de 2018.

Saiba mais

Observatório

Áreas Temáticas

Uma quarentena pela Democracia

A proposta de quarentena para juízes disputarem cargos eletivos já nasce sob o signo da polêmica, acusada de ser manobra casuística contra a candidatura de Sérgio Moro. No entanto, qualquer…

TECNOLOGIA E TRABALHO

A ampliação da automação em uma empresa pode vir a eliminar o trabalho humano na mesma, conforme exemplos conhecidos há décadas. Mas na medida em que o trabalho permanece em…

Atividades

Painel de Notícias

Artigo

Advertências

Tenho insistido na tecla de que estamos no limiar de uma transição política, não o faço por mera teimosia, mas em razão dos rumos…
Leia mais
    Celebração de rua do Festival da Primavera em Laobei City, província de Liaoning, 14/02/2021 [Yang Qing/Xinhua]   Inscreva-se: O resumo será publicado…
Leia mais
Artigo

Missão impossível

Mariana Mazzucato, uma economista ítalo-americana, que trabalha e reside em Londres, tornou-se um nome importante naquilo a que podemos chamar o “centro-esquerda” ou mesmo…
Leia mais
ago
5
Meios de Comunicação, Cultura e Desenvolvimento no Brasil
Seminário Expositor: Franklin Martins Comentador: Fernando Morais
ago
19
A Fome no Brasil: de Josué de Castro à Pandemia
Seminário Expositor: José Graziano da Silva Comentador: João Pedro Stédile
set
2
Desenvolvimento e a Questão Regional em Celso Furtado
Seminário Expositora: Tania Bacelar Comentador: Elias Jabour
set
16
A Construção das Relações Internacionais no Brasil
Seminário Expositor: Celso Amorim Comentador: Muniz Gonçalves Ferreira
Menu