Vejam artigos, ensaios, sobre politica externa brasileira. Muito interessante, acompanhem

UFABC - Observatório de Política Externa e da Inserção Internacional do Brasil.
Observatório de Política Externa e da Inserção Internacional do Brasil.
Ano I, nº 10, 17 de outubro de 2020.Esta é a newsletter do Observatório da Política Externa e Inserção Internacional do Brasil (OPEB) da UFABC em parceria com a Fundação Friedrich Ebert (FES). Damos continuidade à boa experiência lançada no início de 2019 por um grupo de professores e alunos de nosso curso de Relações Internacionais, com o objetivo de acompanhar e analisar de forma sistemática a dinâmica externa do Brasil.

Clique nos títulos para ser redirecionado aos artigos completos.

Perspectiva de longa crise econômica no continente africano e o FMI
Por Flávio Thales Ribeiro Francisco, Maryanna Sagio Alves e Kethelyn Santos

Crise econômica e queda do PIB podem levar países do continente a recorrerem novamente ao FMI. Expectativa é que condicionalidades impostas pelo organismo não sufoquem as economias locais.

Na ONU, a China veste verde
Por Luís Gustavo Branco e Diego Azzi

Discursos de Brasil, EUA e China na 75a Assembleia Geral das Nações Unidas evidenciam atual liderança climática chinesa.

Militares, política doméstica e política de defesa
Por Flávio Rocha de Oliveira e Tarcizio Rodrigo de Santana Melo

Forças Armadas tentam avançar no papel de garantidoras da República, embora seus membros no governo se mostrem cada vez mais inadaptados para a democracia.

O novo relatório da UNCTAD, da pandemia global à prosperidade para todos: evitando outra década perdida
Por Lucas Tasquetto e Mikael Servilha

Instituição propõe uma “cláusula de paz” temporária na OMC e nos acordos de livre comércio sobre ações governamentais relacionadas ao enfrentamento à pandemia, permitindo ações de apoio à indústria doméstica e de geração de empregos em cada país.

As incertezas com relação aos investimentos chineses no Brasil 
Por Bruna Belasques, Bruno Castro, Gabriel Carneiro, Rafael Abrão, Vitor Hugo dos Santos e Ana Tereza Marra

Alinhamento da política externa brasileira aos EUA causa tensões e incertezas sobre futuro dos intercâmbios comerciais e financeiros com país asiático.

– “Acordo EU-Mercosul”: Lançado no dia 06 de outubro, pelo Greenpeace e a Fase, o relatório elaborado por Thomas Fritz, intitulado “Acordo UE-Mercosul: Ameaça para a proteção do clima e dos direitos humanos” aponta que o acordo de livre-comércio UE-Mercosul não garante a proteção aos direitos humanos, ambientais e territoriais. O estudo também foi publicado pela Misereor, CIDSE e Dreikönigsaktion-Hilfswerk der Katholischen Jungschar (DKA) e pode ser acessado gratuitamente no site da Fase.

– “Três anos depois do Haiti”: A reportagem elaborada por Leandro Melito, para o Brasil de Fato, discute a entrada de oficiais brasileiros, que participaram na Missão de Paz no Haiti, em cargos no governo de Jair Bolsonaro. Leia a reportagem completa no site.

– “Habitat Brasil e África, pós COVID-19”: No dia 18 de outubro, às 15 horas, será realizado, no canal do Youtube Circuito Urbano, a transmissão ao vivo da discussão intiulada “Habitat Brasil e África, pós COVID-19”. O evento que possui como objetivo promover o intercâmbio cultural, reúne participantes de diferentes áreas de conhecimento e de 6 países diferentes. Para assistir a transmissão ao vivo, acesse o canal da instituição.

-“Conjuntura Internacional e a geopolítica dos bens naturais”: No dia 20 de outubro, às 19 horas, será realizado a transmissão ao vivo da discussão “Conjuntura internacional e a geopolítica dos bens naturais”, com a presença da professora Mônica Bruckmann, da UFF. Este evento fará parte da série “Seminário Regularização Fundiária e a Destruição Ambiental”, um projeto realizado de maneira conjunta pelo Instituto Tricontinental, com a Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a editora Expressão Popular, que possui como intuito: debater a questão ambiental em meio à pandemia, o processo de grilagem de terras públicas e a militarização da Amazônia. O evento e será transmitido na página do Youtube do MST e para quem realizar a inscrição gratuita para o projeto também será disponibilizado sugestões de leituras para cada tema trabalhado.

Se você ainda não viu, o OPEB recomenda:

– “Qual a influência dos EUA nos rumos da política no Brasil?”:  No dia 07 de outubro, foi realizado no canal Programa Fora da Curva uma discussão intitulada “Qual a influência dos EUA nos rumos da política no Brasil?”, em que se foi discutido o histórico das relações políticas de ambos os Estados. Acesse a transmissão gravada no canal do Youtube do Programa Fora da Curva.

– “Defesa e Segurança na América do Sul”: No dia 15 de outubro, o CEBRI, em parceria com a Berensztein Consultoria, fizeram a transmissão da discussão “Defesa e Segurança na América do Sul: uma visão brasileira e argentina”, que faz parte da série série de conversas, elaboradas por ambas as instituições, intituladas “Jornada de Diálogos Brasil-Argentina”. Acesse a transmissão gravada no canal do CEBRI.

Veja outras notícias
Boletim
Menu